Página Inicial ==> Engenharia Agronômica

Símbolo da Profissão Engenheiro Agrônomo

Imprimir PDF

SÍMBOLO DA PROFISSÃO

A FAEAB - Federação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil, na sua reunião conjunta da Diretoria e do Conselho Deliberativo, realizada no dia 14 de julho de 1969, na sede social da Sociedade Paulista de Agronomia - SPA, que a partir de março de 1970 passou a denominar-se AEASP, foi proposta a promoção pela FAEAB, por ocasião do VI Congresso Brasileiro de Agronomia e I Encontro Latino Americano de Engenheiros Agrônomos, realizado em Outubro de 1969, em Porto Alegre (RS), um concurso para escolha do logotipo a ser adotado como símbolo da FAEAB e pelas demais Associações filiadas sendo que hoje ele é a identidade da Federação, representando as seguintes idéias: Congregação de Entidades, Defesa e Valorização Profissional, Participação do Engenheiro Agrônomo no Desenvolvimento Agrário no Brasil.

Símbolo criado em 1946, após a regulamentação da profissão de Engenheiro Agrônomo.

Símbolo usado nos anais do III Congresso Brasileiro de Agronomia em 1963.

No dia 06 de Outubro de 1969, na sede da Sociedade de Agronomia do Rio grande do Sul - SARGS, reuniu-se a Comissão Julgadora para apreciar os trabalhos inscritos no Concurso, escolhendo o logotipo até hoje adotado.

Em outubro de 1969, durante VI Congresso Brasileiro de Agronomia, em conjunto com o I Congresso Latino-americano de Engenheiros Agrônomos, realizado em Porto Alegre, foi escolhido o novo logotipo, substituindo o arado de aiveca e o teodolito, para ser adotado como símbolo da Federação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil e entidades filiadas, representando as seguintes idéias:

• congregação de entidades;

• defesa e valorização profissional;

• e participação do Engenheiro Agrônomo no desenvolvimento agrário do Brasil.

Para escolha do novo logotipo foi realizado um concurso público, na qual teve 56 trabalhos inscritos, que foram julgados por uma comissão.

Foram selecionados dois modelos que foram colocados em votação e após sucessivos empates, o logotipo do estudante de Arquitetura da USP, Eduardo Castro Mello, foi escolhido para ser adotado como símbolo do Engenheiro-Agrônomo.

O logotipo é composto de seis "A" formando uma figura sextavada com um espaço central também sextavado e com seis raios separando os "A", significando o seguinte:

* Os "A" representam as Associações de Engenheiros-Agrônomos dos Estados filiados à FAEAB, mostrando no seu conjunto a união das mesmas nas soluções dos problemas das Associações, dos Agrônomos, da Agronomia, da Agricultura, da Agropecuária e da Agroindústria.

* O sextavado central é o centro de debates onde são discutidos assuntos da classe acima relacionados, tanto aceitando como propondo opiniões da própria categoria profissional, dos governos municipais, estaduais e federal.

* Os raios indicam os caminhos para a entrada e a saída de assuntos provindos de vários segmentos.

Símbolo da CONFAEAB criado em 1969, durante o VI Congresso Brasileiro de Agronomia.

A disposição correta do símbolo, de acordo com os anais do VI Congresso Brasileiro de Agronomia, de 1969, páginas 228 a 233, apresenta na base um dos "A". Algumas entidades adotam o símbolo com a distribuição dos espaços entre os "A" formando uma linha vertical. Essa forma de disposição é inadequada.

Símbolo da CONFAEAB utilizado de forma inadequada