Brasil
Página Inicial ==> Licenciatura em Matemática Ementas das Disciplinas

Ementas das Disciplinas

Imprimir PDF

1° Semestre

 

 

Matemática Fundamental - 90h

Ementa: Revisão de conceitos matemáticos do Ensino Fundamental e Médio. Conjuntos numéricos. Relações. Funções elementares. Trigonometria. Inserção no cotidiano escolar da Educação Básica.

 

Metodologia científica - 30h

Ementa: O método científico. Natureza e construção do conhecimento científico em suas diferentes formas e processos. Normas da ABNT. Normalização de trabalhos científicos. Uso de recursos digitais e audiovisuais. Elaboração de Projetos de Pesquisa.

 

História da Educação - 60h

Ementa: A educação nas diversas épocas. O contexto histórico-social, político e econômico da educação brasileira. História da educação de Santa Catarina. A história da escola no contexto histórico brasileiro.

 

Leitura e Produção de Textos - 60h

Ementa: O padrão culto da língua portuguesa. Análise e Interpretação de textos. Compreensão e produção de textos acadêmicos na perspectiva da metodologia científica e da análise de gêneros. Produção textual: os gêneros textuais acadêmicos -Resenha crítica – artigo científico – ensaio - resumo.

 

Geometria Plana - 60h

Ementa: História da Geometria. Pontos, retas e ângulos. Instrumentos e desenho. Triângulos semelhantes. Funções trigonométricas de ângulos. Círculos. Lugares geométricos. Decomposição de regiões poligonais. Instrumentos pedagógicos para a contextualização do conhecimento.

 

2° Semestre

 

Matemática Fundamental II - 60h

Ementa: Progressões aritméticas e geométricas. Números complexos. Polinômios e equações Algébricas. Análise combinatória. Inserção no cotidiano escolar da Educação Básica.

 

 

Lógica Básica - 30h

Ementa: Cálculo proposicional. Cálculo de predicados. Tabelas-verdades.

 

Informática Básica - 60h

Ementa: Estrutura de computadores. Introdução aos sistemas operacionais. Editores de Texto, Planilhas Eletrônicas e Banco de dados. Construção de algoritmos para computação algébrica e computação numérica. Elaboração de procedimentos e/ou programas na construção de objetos de aprendizagem de Matemática no ensino Fundamental e Médio.

 

Geometria Espacial - 60h

Ementa: Representação plana de objetos tridimensionais. Posição relativa de planos e retas. Sólidos geométricos. Softwares relacionados ao ensino de geometria. História da Matemática relativa ao conteúdo. Instrumentos pedagógicos para a contextualização do conhecimento.

 

Teorias Educacionais e Curriculares - 60h

Ementa: Teorias educacionais e curriculares e suas relações com as práticas pedagógicas. Correntes pedagógicas e curriculares. Currículo à luz das diferentes concepções curriculares. Novos paradigmas teóricos e curriculares.

 

Educação e Mundo do Trabalho - 30h

Ementa: As inter-relações entre Educação, Trabalho e produção em uma sociedade capitalista. As relações entre educação e o mundo do trabalho no contexto do desenvolvimento histórico e social. O trabalho como princípio educativo. A crise do modelo de escola no século XXI. O professor de matemática como profissional e sujeito da educação.

 

3° Semestre

 

Cálculo I - 60h

Ementa: Limite e Continuidade de Funções. Derivada. Diferencial. Aplicações das derivadas.

 

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Formação e da Atuação Docente - 60h

Ementa: Os processos informal e/ou assistemático e formal e/ou sistemático da educação. Bases epistemológicas da formação docente. A didática na formação do professor. Influências e elementos de diferentes correntes didáticas. Planejamento. Didática da Matemática.

 

 

Geometria Analítica - 60h

Ementa: Ponto, vetores e reta no plano e no espaço. Estudo do plano. Posições relativas. Cônicas.

 

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem - 60h

Ementa: Principais concepções da psicologia e a relação com o processo de ensino e de aprendizagem. Processo psicológico de desenvolvimento e aprendizagem e suas inter-relação com as dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas. O desenvolvimento humano e as características individuais no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Contribuições da psicologia de Piaget, Vygotski e Wallon para a educação.

 

Física I - 60h

Ementa: Mecânica. Termodinâmica.

 

4° Semestre

 

Física II - 60h

Ementa: Eletricidade. Magnetismo. Ótica.

 

Álgebra linear I - 60h

Ementa: Matrizes, determinantes e sistemas lineares. Introdução a programação linear. Espaços Vetoriais.

 

Metodologia do Ensino de Matemática na Educação Básica I - 60h

Ementa: Aspectos de conteúdos e metodologias para o ensino de matemática nas séries finais do ensino fundamental. Resolução de problemas, Etnomatemática, História da Matemática, Modelagem Matemática, Jogos, Informática, Investigação. Propostas curriculares para o ensino de Matemática. Parâmetros Curriculares Nacionais, Propostas Curriculares Estaduais e livros didáticos.

 

Avaliação – 45h

Ementa: O processo avaliativo e suas implicações no processo e ensino e de aprendizagem. Avaliação nas diferentes concepções de educação. Diferentes formas e instrumentos de avaliar. Avaliação enquanto componente do trabalho docente (planejamento, execução, avaliação e replanejamento. Avaliação em Matemática à luz das tendências em Educação Matemática. Análise de erros em avaliações de Matemática.

 

Concepções em Educação Matemática - 30h

Ementa: A Matemática e a Educação Matemática enquanto áreas de conhecimento. A Educação Matemática no Brasil. Pesquisas brasileiras em Educação Matemática.

 

Cálculo II - 60h

Ementa: Integral indefinida Técnicas de Integração. Integral definida. Aplicações da Integral. Integrais impróprias.

 

5° Semestre

 

Metodologia do Ensino de Matemática na Educação Básica II - 60h

Ementa: Aspectos de conteúdos e metodologias para o ensino de matemática no Ensino Médio (acadêmico e técnico-profissionalizante) e na Educação de Jovens e Adultos. Resolução de problemas, Etnomatemática, História da Matemática, Modelagem Matemática, Jogos, Informática, Investigação. Propostas curriculares para o ensino de Matemática. Parâmetros Curriculares Nacionais, Propostas Curriculares Estaduais e livros didáticos. (prática como componente curricular)

 

Cálculo III - 60h

Ementa: Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Gradiente. Máximos e mínimos. Integrais Múltiplas.

 

Álgebra Linear II - 60h

Ementa: Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores. Diagonalização de Operadores. Mínimos quadrados. Quádricas.

 

Laboratório de prática de ensino-aprendizagem I - 60h

Ementa: Produção de recursos didáticos: criação, experimentação e testagem. Produção de ensaios teóricos sobre o ensino da matemática. Metodologias alternativas para o ensino de matemática nas séries finais do ensino fundamental. (prática como componente curricular).

 

Estágio Supervisionado I - 60h

Ementa: Observação em escolas e turmas das séries finais do ensino fundamental. Estudo, análise e reflexão crítica do projeto pedagógico da escola e do plano de ensino de matemática. Elaboração de pré-projeto de prática da docência.

 

6° Semestre

 

Pesquisa em Educação - 60h

Ementa: Epistemologia e pesquisa em educação. Pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas em educação. Diferentes métodos de pesquisa. Integração pesquisa e ensino. A prática docente como objeto de pesquisa. Novas tendências em pesquisa sobre o ensino de matemática.

 

Cálculo IV - 60h

Ementa: Sequências. Séries numéricas e de funções. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Transformações. Integração de funções de várias variáveis.

 

Educação Inlusiva - 60h

Ementa: As políticas públicas em inclusão e exclusão sociais e educacionais. Delimitações conceituais da Educação Especial. O movimento da Escola Inclusiva. Necessidades Educacionais Especiais. Adaptação curricular. Recurso de acessibilidade em sala de aula. Recursos, técnicas e tecnologias para o ensino da matemática.

 

Equações Diferenciais Ordinárias - 60h

Ementa: Equações diferenciais de 1ª ordem. Equações diferenciais de 2ª ordem.

 

Estágio Supervisionado II - 150h

Ementa: Conclusão do pré-projeto e organização do projeto com a respectiva aplicação. Estágio de pré-docência: atividades de pré-docência nas séries finais do ensino fundamental. Elaboração do relatório final. Seminário de Socialização.

 

7° Semestre

 

Sociologia da Educação - 30h

Ementa: A construção do pensamento sociológico em educação. Olhar sociológico sobre a escola. Os lugares, papéis e/ou a função social da escola na modernidade e na contemporaneidade. A Escola: dinâmicas, atores, processos e contextos.

 

Educação matemática e tecnologias - 60h

Ementa: Abordagem histórica. Recursos audiovisuais e softwares para o ensino e aprendizagem da Matemática. (prática como componente curricular)

 

Cálculo Numérico - 60h

Ementa: Erros. Solução de equações algébricas e transcendentes. Solução de sistemas de equações lineares e não lineares. Interpolação. Ajuste de curvas. Integração numérica. Solução numérica de equações diferenciais Implementação Computacional.

 

Filosofia da Educação - 60h

Ementa: Conceito de educação. Educação enquanto formação moral. A educação através do olhar da Filosofia. As reflexões filosóficas sobre o processo educativo ao longo da história da humanidade: período greco-romano, período medieval, modernidade e pós-modernidade. Educação e Ideologia.

 

Políticas Educacionais - Estruturas e Sistemas - 60h

Ementa: A organização do ensino brasileiro. Políticas e legislação educacional. A LDBEN e as políticas públicas nacionais. Articulação entre a estrutura e funcionamento (gestão) da educação básica e as políticas educacionais. A implantação das políticas públicas em educação. Matemática no contexto da sociedade brasileira e das políticas educacionais. O papel da participação social na reivindicação de uma educação de qualidade (Conferências, fóruns).

 

Estágio Supervisionado III - 60h

Ementa: Observação em escolas e turmas do ensino médio. Estudo, análise e reflexão crítica do projeto pedagógico da escola e do plano de ensino de matemática. Elaboração de pré-projeto de prática da docência.

 

8° Semestre

 

Laboratório de prática de ensino-aprendizagem II – 60h

Ementa: Produção de recursos didáticos: criação, experimentação e testagem. Produção de ensaios teóricos sobre o ensino da matemática. Metodologias alternativas para o ensino de matemática no ensino médio. (prática como componente curricular)

 

Estatística e probabilidade - 60h

Ementa: Séries estatísticas. Apresentação de dados. Distribuição de freqüências. Medidas de: tendência central, dispersão, assimetria e curtose. Correlação e regressão. Probabilidade. Distribuição de probabilidade.

 

Introdução à Análise - 60h

Ementa: Estrutura do pensamento matemático formal, indução matemática e dedução. Demonstração de teoremas. Números reais. Funções: limite e continuidade.

 

Libras - 60h

Ementa: Língua Brasileira de Sinais. A cultura surda. A surdez. O papel social das LIBRAS. Legislação e surdez. As Libras e a educação bilíngüe. (prática como componente curricular)

 

Estágio Supervisionado III - 60h

Ementa: Observação em escolas e turmas do ensino médio. Estudo, análise e reflexão crítica do projeto pedagógico da escola e do plano de ensino de matemática. Elaboração de pré-projeto de prática da docência.

 

Estágio Supervisionado IV - 150h

Ementa: Conclusão do pré-projeto e organização do projeto com a respectiva aplicação. Estágio de pré-docência: atividades de pré-docência no ensino médio. Elaboração do relatório final, com produção de artigo crítico e proposição de novas metodologias no ensino fundamental e ensino médio. Seminário de Socialização.

 
Copyright © 2014 Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.